VÃO DO PARANÃ – A ESTRUTURAÇÃO DE UM TERRITÓRIO REGIONAL
O MST lançou a Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, disponibilizando um acervo de livros sobre a luta pela terra, Reforma Agrária, agroecologia e soberania alimentar. O acervo conta com livros, teses e dissertações, poesias, artigos, revistas, jornais, documentos, cartilhas e vídeos. Para acessar o material não é necessário fazer registro, totalmente aberto aos interessados no tema e na luta.
Clique aquie confira!
TERRA, TRABALHO E HISTÓRIA
A Expansão Agrícola no “Mato Grosso” de Goiás – 1930/55
Este livro tem uma história particular. Ele nasceu da vida invocada que levo.Nasceu como desavença do vencido, para não o ver vencer. É assim a vida, tarde, porém, é vida, sempre viva, sempre linda. Não vou contar os desatinos, pois eles existiram. Não vou lamentar nada, pois, ele é tudo o que jurei um dia dizer. Por isso, ele falará por si só em mais uma edição piloto, mas, novamente, minha. Não há o que o trabalho não faz. |
Este livro foi, em 1979, defendido como minha Tese de Doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Hoje, ano de 2016, depois de 37 anos é transformado em livro. Muitas razões para não o publicar antes. Uma delas foi um solene NÃO, que recebi de bucha, e, na cara quando falei com Armando Correa da Silva sobre sua publicação na coleção que ele coordenava na Hucitec. O motivo era um só: meu trabalho não era de Geografia, era de Economia
|
Este trabalho foi apresentado em 1997 como tese de Livre Docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Hoje, em 2016, foi transformado em publicação de um livro. Assim, tem sido o caminho desse trabalho, depois de 20 anos virou um livro. Não tem outra explicação do que esta. É uma história longa. História dos livros de antigamente. Dos muitos livros que viram história antes de serem publicados. Esse é apenas mais um livro.
A comissão organizadora do IV SIMPÓSIO NACIONAL VII SIMPÓSIO DO NURBA: A geopolítica territorial do capital na Amazônia legal e as comunidades tradicionais do Campus Universitário de Porto Nacional-UFT, no uso de suas atribuições, torna público o edital de chamada para inscrições de trabalhos científico-acadêmicos a serem apresentados no evento que se realizará nos dias 17 a 20 de maio de 2017.